Eficiente fora de casa, Palmeiras projeta melhora como mandante
Eficiente fora de casa, Palmeiras projeta melhora como mandante

O Palmeiras, clube mais eficiente fora de casa entre aqueles que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano, não apresenta o mesmo rendimento como mandante. Após o empate sem gols com a Chapecoense no último domingo, no Allianz Parque, o técnico Roger Machado projetou uma evolução do time alviverde atuando em seu estádio.

“Tem que ter um bom aproveitamento tanto dentro como fora. As últimas equipes campeãs tiveram aproveitamentos altos fora de casa. Tem que ter entre 40% e 50% fora e, pelo menos, 80% dentro de seus domínios”, avaliou o treinador, durante participação no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.

Em 12 jogos disputados fora de casa na atual temporada, o Verdão acumula nove vitórias, dois empates (0 a 0 com a Ponte Preta e 1 a 1 com o Botafogo) e uma única derrota (2 a 0 para o Corinthians), ostentando um aproveitamento de 80% dos pontos disputados.

Nesse caso, chama atenção o desempenho defensivo da equipe dirigida por Roger Machado. São apenas três gols sofridos como visitante, o que resulta numa média 0,25 tento por partida.

Para efeito de comparação, o aproveitamento na condição de mandante cai de forma abruta. O clube conquistou apenas 61,53% dos pontos em disputa, com sete vitórias, três empates e três derrotas. Em tal cenário, a atuação defensiva também sofre queda de rendimento. O Palmeiras levou dez gols em 13 partidas dentro de seus domínios (média de 0,76 por jogo).

“Estamos com um bom aproveitamento fora de casa neste início de ano, devido à postura dos adversários. Eles fazem uma forma de jogo mais reativa, vão dar mais espaço, até pela pressão de seu torcedor. Isso nos dá mais oportunidade de contra-atacar e ter mais espaço no campo adversário”, explicou Roger.

O Palmeiras tentará melhorar o seu aproveitamento como mandante somente no dia 16 de maio, quando enfrentará o Junior Barranquilla-COL, no Allianz Parque, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Até lá, o time comandado por Roger Machado terá uma sequência fora de casa. A começar pelo duelo com o Alianza Lima-PER, nesta quinta-feira (03/05), pela Libertadores. Depois, pelo Campeonato Brasileiro, visitará Atlético-PR (06/05), na Arena da Baixada, e Corinthians (13/05), em Itaquera.

Fonte: Gazeta Esportiva